sábado, 22 de outubro de 2011

d i s t â n c i a .

"O anseio humano pela presença real de Deus pode brotar quase em qualquer lugar. Mas não ousamos fazer afirmações genéricas sobre a promessa da presença íntima de Deus a menos que levemos em conta aqueles períodos quando as pessoas se defrontam com a aparente ausência de Deus. Em algum momento quase todas as pessoas têm de encarar o fato do ocultamento de Deus. A nuvem do não-saber pode descer sem prévio aviso, algumas vezes no exato momento em que mais urgentemente desejamos sentir a presença de Deus.

Uma audaciosa mensagem do livro de Jó é que você pode dizer qualquer coisa para Deus. Atire nele a sua tristeza, a sua ira, a sua dúvida, a sua amargura, a sua traição, a sua decepção — ele pode absorver tudo isso. Com mais freqüência do que se espera, a Bíblia mostra seus gigantes espirituais em luta com Deus. Preferiam ir embora mancando, como Jacó, do que aceitar o ocultamento de Deus como a resposta final.

A Bíblia prefigura um princípio da psicologia moderna: na realidade você não pode negar seus sentimentos nem fazê-los desaparecer, por isso você pode muito bem expressá-los. Deus pode lidar com cada reação humana, com exceção de uma. Ele é incapaz de tolerar a reação em que instintivamente me apóio: uma tentativa de mantê-lo longe, de ignorá-lo ou de tratá-lo como se não existisse. Essa reação nem uma única vez ocorreu a Jó. Com segurança podemos presumir que o limitado alcance de nossa visão irá, de um modo semelhante, distorcer a realidade.

A dor estreita a visão. Sendo a mais pessoal das sensações, ela nos força a pensar quase que exclusivamente em nós mesmos. O grande quadro, a perspectiva global, com todo o universo servindo de fundo, inclui muita atividade que jamais enxergamos. Quando obstinadamente nos apegamos a Deus numa época de dificuldades, ou quando simplesmente oramos, poderão estar envolvidas muito mais coisas do que imaginamos. Requer-se fé para crer nisso, e fé para acreditar que jamais somos abandonados, não importa quão distante Deus pareça estar".

Philip Yancey - do livro DECEPCIONADO COM DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar aqui